O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como “0000-0002-0123-208X.”. Dessa forma, facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos, etc).
O ORCiD também viabiliza um registro móvel dos vínculos empregatícios dos pesquisadores, facilitando a gestão das atividades acadêmicas e de pesquisa. É projetado para ser um identificador ao longo da carreira. Por esse motivo, nenhuma informação que pode mudar ao longo da vida profissional de uma pessoas está embutida no iD, por exemplo, país, instituição, área de estudo. Usando um ORCID iD (Open Researcher and Contributor ID) os pesquisadores são facilmente e corretamente conectados com suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e vínculos empregatícios.
O Currículo Lattes (CNPq) já utiliza o ORCID iD na identificação dos pesquisadores. Em 22 de maio de 2018 foi assinado o Consórcio Brasileiro ORCID, congregando esforços do CNPq-CAPES-IBICT-CONFAP-RNP-SciELO para integração de sistemas de identificação e bases de dados nacionais ao registro ORCiD. Universidades, associações e institutos de pesquisa já adotam o ORCID iD.
O ORCiD foi desenvolvido por um grupo de publishers internacionais, entre os quais a Thomson Reuters, Elsevier, Springer, ISNI, Wiley, etc. Hoje, o ORCiD é mantido pela Organização sem fins lucrativos de mesmo nome. Em setembro de 2016, a Universidade de São Paulo (USP) tornou-se membro da ORCID, para viabilizar o efetivo acompanhamento das atividades e produções científicas de docentes, pesquisadores e funcionários.
(imagem do Tutorial Completo ORCID 2018 da USP )
Para consentir que a USP acompanhe as atualizações de seu registro ORCID, utilize o link: http://www.usp.br/orcid.
A RIC, Revista Internacional de Ciências, é uma publicação científica nos idiomas português, espanhol e inglês, visando proporcionar debates acadêmicos e/ou científicos vinculados aos campos das engenharias, ciências da natureza, exatas e sociais num contexto de abordagem transdisciplinar e interdisciplinar.
Esta revista é publicada pela Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário