É uma base de dados que facilita a vida de quem faz pesquisa. Ela reúne em um só local as teses e dissertações defendidas em instituições brasileiras de ensino e pesquisa e também por brasileiros no exterior. São textos completos para acessar pela internet.
Como funciona?
A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) segue os preceitos da Iniciativa de Arquivos Abertos (OAI), adotando assim, o modelo baseado em padrões de interoperabilidade.
A BDTD é uma rede distribuída de sistemas de informação que gerenciam teses e dissertações, com texto completo, com a existência de dois atores principais:
- Provedor de dados (data providers) - administra o depósito e publicação, expondo os metadados para a coleta automática (harvesting);
- Provedor de serviços (service providers) - fornece serviços de informação com base nos metadados coletados junto aos provedores de dados.
Assim, as instituições de ensino e pesquisa atuam como provedoras de dados e o IBICT opera como agregador: coleta os metadados das teses e dissertações dos provedores (instituições), fornece serviços de informação sobre esses metadados e os expõem para coleta para outros provedores de serviços.
Para obter mais informações, acesse www.ibict.br/bdtd
Nenhum comentário:
Postar um comentário