Mostrando postagens com marcador Fibromialgia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Fibromialgia. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Blog "De Bem com a Fibro" explica: o quê é Fibromialgia?



Lívia Teixeira é idealizadora do projeto De Bem Com a Fibro. Desde pequena convive com os sintomas da fibromialgia, mas só em 2013 recebeu o diagnóstico. A partir daí, começou a estudar e se aprofundar nessa doença, para entender melhor sua própria condição.

Farmacêutica formada pela USP, pesquisadora pela Faculdade de Medicina da UNESP na área de dor, especificamente sobre fibromialgia, pós-graduada em Psicologia Positiva e Coaching e especializada em prevenção de dor crônica. Criou esse projeto com o intuito de ajudar outras pessoas passando pelo desafio de viver com fibromialgia a fazerem as pazes consigo mesmas e recuperar controle para ter uma vida feliz.



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Fevereiro Roxo conscientiza sobre Alzheimer, lúpus e fibromialgia



Alzheimer, lúpus e fibromialgia. Apesar de serem doenças que, aparentemente, não têm muito em comum, em ao menos duas coisas elas se aproximam: as três não têm cura conhecida pela medicina, e são, todas, tema da campanha Fevereiro Roxo, criada como forma de conscientizar a população sobre essas patologias.

O lema da iniciativa é “Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto”. Ou seja, apesar de uma doença ser incurável, não significa que o portador não possa ter qualidade de vida. Por isso, a campanha, apoiada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, tem como foco compartilhar informações, como as referentes a sintomas e tratamentos disponíveis, e mostrar que o diagnóstico precoce ajuda a manter a qualidade de vida.

É importante destacar que quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de resposta positiva ao tratamento dos sintomas associados às doenças, podendo até mesmo retardá-los.

FEVEREIRO ROXO – A campanha surgiu em 2014, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Não existe um calendário oficial de conscientização, mas o trabalho, geralmente, é feito por organizações não governamentais (ONGs) e, muitas vezes, é apoiado por prefeituras e governos estatais, que promovem palestras, ações de informação e até mutirões de saúde.