A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) desencadeia questões importantes à sociedade e, em maior velocidade, ao setor saúde. Dali emergem questões técnicas; de cunho clínico e epidemiológico, com vistas ao conhecimento da história natural, a classificação temporal, geográfica e quantitativa dessa doença com intensa transmissibilidade; interpretativas, com o apoio das produções científicas, para uma reflexão crítica dos fenômenos e contextos; passando pelas questões fundamentais da capacidade de assistência e atenção nos sistemas de saúde, até as questões das repercussões nos diferentes contextos sociais, econômicos, culturais e políticos.
O curso Coronavírus e Iniquidades em saúde: saúde coletiva e pensamento crítico em tempos de pandemia ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi desenvolvido diante a um urgente chamamento feito as universidades públicas e ao campo da Saúde Coletiva, para a interação com a sociedade brasileira, no momento de grave crise humanitária produzida pela pandemia da Covid-19.
Elaborado pela professora Tatiana Engel Gerhardt e pelo professor Daniel Canavese da Saúde Coletiva - UFRGS, o curso foi organizado em três módulos:
- Módulo 1 - Coronavírus: questões centrais em tempos de pandemia
![]() |
| (Módulo 1, imagem de Napead/UFRGS) |
Tem por objetivo revisitar conceitos e questões importantes e centrais para as reflexões, análises e tomadas de decisão no enfrentamento à pandemia: o papel da ciência crítica; à assistência e atenção à saúde e o papel do SUS; as concepções de saúde, doença, vulnerabilidade, à iniquidade em saúde.
- Módulo 2 - Coronavírus e produção científica crítica frente à pandemia do covid-19
![]() |
| (Módulo 2, imagem de Napead/UFRGS) |
Tem por objetivo explorar a produção científica crítica frente à pandemia relativa às iniquidades em saúde a partir de conteúdos selecionados por pesquisadoras e pesquisadores do campo da Saúde Coletiva que atuaram ativamente na curadoria de textos e outros materiais de caráter crítico e da Saúde Coletiva, referentes à saúde das populações LGBT+, indígena e negra, à bioética, ao gênero e à violência. Assim como foram selecionadas produções oriundas de outras áreas de conhecimento sobre outras dimensões que compõem o contexto da pandemia do Covid-19, como as dimensões ecossistêmicas e econômicas. Como vivemos um período de muita informação o conteúdo poderá ser atualizado a partir das novas seleções.
- Módulo 3 - Coronavírus e desafios no presente e futuro
![]() |
| (Módulo 3, imagem de Napead/UFRGS) |
Tem por objetivo explorar a produção científica crítica referente às respostas públicas à pandemia, o papel do estado, da sociedade e da própria ciência e de suas dimensões epistemológicas nos desafios pós-pandemia.
Ofertado na modalidade EAD, o curso proporciona uma trajetória autônoma, sem tutoria, de organização para o acompanhamento dos conteúdos obrigatórios e das indicações de leituras complementares que contribuem para a reflexão mais aprofundada dos assuntos abordados.
A carga horária total prevista é de 30 horas, com certificação ao final do cumprimento de todos os módulos.
Para mais informações, acesse o portal da plataforma Lúmina/UFRGS.



Nenhum comentário:
Postar um comentário