sexta-feira, 5 de julho de 2019

Como ter acesso a teses e dissertações defendidas no Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ)?


Um dos meios para acessar uma dissertação, ou tese, é pela BDTDBiblioteca Digital de Teses e Dissertações. Nesse portal estão disponibilizadas TDEs (Tese e Dissertação Eletrônica) de diversos programas de pós-graduação, inclusive as TDEs do programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, do Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ).


Primeiramente acesse www.bdtd.uerj.br.



No cabeçalho, clique em PESQUISA e no item Programa selecione: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, depois clique no botão Gerar Relatório.



E uma lista com com nomes dos autores surgirá na tela.


Após pesquisar e localizar a TDE na base, selecione o item Detalhar e clique no botão Processar para visualizar os dados da TDE. Para acessar o texto completo, clique no link que aparece no campo Arquivo (s). Surgirá uma janela solicitando o "Concordo" para os direitos de acesso. Só então o texto da TDE é disponibilizado. Se o arquivo estiver bloqueado temporariamente por restrição do autor, a informação aparecerá neste campo.

Após acessar o texto completo da TDE, pode-se salvar o arquivo no computador. Para isso, clique em Arquivo, na Barra de Ferramentas do seu navegador (Internet Explorer, Firefox etc.) e em seguida clique em Salvar como. A versão eletrônica geralmente é feita em formato PDF (Portable Document Format).

E caso necessite entrar em contato com o autor, o campo E-mail, onde é informado o endereço eletrônico do autor, em forma de link. Basta clicar neste link para abrir a tela de seu gerenciador de e-mail. Então você poderá digitar sua mensagem solicitando as informações que desejar.

Esse procedimento pode ser feito também para o curso de pós-graduação PPGBIOS. Para isso, selecione Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética e Saúde coletiva.

Para obter mais informações acesse o FAQ da BDTD.


FonteBiblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ, acesso em 05/07/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário