quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Livro da coleção Temas em Saúde lança novo olhar sobre a tríade desenvolvimento, ambiente e saúde



Uma discussão sobre os desafios do saneamento no mundo atual foi o ponto de partida de Saneamento: promoção da saúde, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. O livro da Editora Fiocruz é resultado do trabalho de quatro profissionais atuantes nas áreas de engenharia sanitária e saúde ambiental: Cezarina Maria Nobre Souza, André Monteiro Costa, Luiz Roberto Santos Moraes e Carlos Machado de Freitas. “O modelo de gestão deve ser adequado à tecnologia utilizada e às características socioculturais da população. Não é mais aceitável, como tem sido corrente, a imposição de soluções que, por não considerarem a coerência com a cultura e as condições de habitabilidade das pessoas, geram ônus de manutenção para as mais pobres.”, destacam os autores no texto de apresentação do livro.

Os autores propõem um novo olhar sobre a tríade ‘desenvolvimento, ambiente e saúde’. O objetivo é formular diferentes estratégias para garantir o acesso mais amplo ao saneamento. Fatores como o modo de vida da população, as condições socioeconômicas e a cultura servem de base na busca por soluções capazes de combinar tecnologia e gestão sociocultural.

Temas em Saúde traz para estudantes, profissionais e público em geral panoramas sobre conceitos e conteúdos fundamentais das áreas da saúde. Em linguagem acessível, a coleção combina informação atualizada com reflexões baseadas em recentes produções científicas apresentadas por especialistas sintonizados com o contexto sociopolítico de produção e aplicação do conhecimento em saúde.


Fonte: Fiocruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário