quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Câncer de pele - Identifique os principais sinais



O principal fator de risco deste tipo de câncer é o tom da pele. Pessoas de pele muito claras estão mais suscetíveis, principalmente aquelas que ao se exporem ao sol e não se bronzeiam, ficam vermelhas. Nos indivíduos negros, a doença é mais comum nas partes brancas do corpo, como as palmas das mãos e plantas dos pés ou sob as unhas.

O dermatologista chefe do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), Dolival Lobão, alerta que qualquer ferimento na pele que não cicatriza entre 10 e 15 dias precisa ser avaliado por um profissional de saúde, pois ele pode ser um sinal de câncer.

Uma forma de prevenir o câncer de pele é evitar a exposição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos. Mesmo em outros períodos do dia recomenda-se a utilização de proteção como chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção 15 ou superior.

O autoexame da pele também é fundamental para detectar precocemente o câncer de pele, tanto o melanoma quanto o não-melanoma.

Acesse o Blog da Saúde e aprenda a fazer o autoexame.


Nenhum comentário:

Postar um comentário