Qual é o papel da comunicação e da informação para a democracia e o direito à saúde? Como garantir o direito à comunicação e à informação em saúde e nos espaços de participação social, como Conselhos e Conferências? De que maneira a intersetorialidade pode contribuir para a formulação de políticas públicas? Visando debater essas e outras questões o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) realiza o I Diálogo PenseSUS – Democracia, comunicação, informação e direito à saúde: mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, nos dias 29 e 30 de setembro de 2015, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Idealizado como uma atividade preparatória da Fiocruz para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em dezembro de 2015, em Brasília, o I Diálogo parte do reconhecimento do direito à comunicação e à informação como fundamentais para se ter acesso ao direito à saúde e garantir a participação social na consolidação do SUS. Neste sentido, o evento reunirá diferentes atores sociais para promover um debate acerca de questões atuais que permeiam os direitos humanos e as políticas de saúde em sua articulação com a comunicação e a informação.
O I Diálogo PenseSUS é aberto a pesquisadores, gestores, estudantes, ativistas sociais, usuários dos serviços de saúde e demais interessados nas discussões no campo da comunicação, informação e saúde. Trata-se do primeiro da série de debates que o site " PenseSUS - A reflexão fortalece essa conquista", lançado pelo Icict/Fiocruz em 2014 para contribuir com uma ampla discussão acerca do sistema público de saúde no Brasil, visa realizar.
Inscrições, programação completa e mais informações podem ser acessadas em http://portal.fiocruz.br/dialogospensesus. Os participantes receberão certificado eletrônico de participação.
Conheça aqui os participantes deste evento.
 
 

 
Debate está sendo transmitido online: https://www.youtube.com/user/VIDEOSAUDEFIO/
ResponderExcluir