O Programa RADIS de Comunicação e Saúde é um programa nacional e
permanente de jornalismo crítico e independente em saúde pública,
iniciado em 1982, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
(Ensp/Fiocruz). Os objetivos do projeto original estavam nas iniciais do
próprio nome: reunião, análise e difusão de informação sobre saúde, que inovava também por adotar um conceito ampliado de saúde, incluindo qualidade e condições de vida.
O Programa publicou durante 20 anos as revistas Súmula e Tema (até 2002), além de Dados (até 1996) e o tablóide Proposta – O Jornal da Reforma Sanitária (entre 1986 e 1993), renomeado Jornal do Radis (em duas edições de 1994).
Revista ‘Radis’
Em 2002, o Programa RADIS reuniu
todo o acervo de suas publicações em mídia digital com recursos de busca
por palavras e expressões e lançou a revista Radis,
incorporando as características das publicações anteriores com rigorosa
periodicidade mensal, maior volume de conteúdo, flexibilidade editorial e
recursos gráficos, dando um salto qualitativo na prática jornalística
na área da Saúde. O Programa RADIS recebeu naquele ano cinco dos sete
prêmios de Melhor Jornalismo em Saúde, comemorativos dos 100 anos da
Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Comunicação E Saúde
A partir de então, o Programa veio repensando sua natureza, consolidando-se como um programa de Comunicação E
Saúde, acentuando o seu afastamento do paradigma da transmissão de
informação e buscando ser um espaço de maior co-produção de sentidos, em
conformidade com os princípios da Reforma Sanitária e do Sistema Único
de Saúde, conferindo à Comunicação papel menos instrumental e mais
central e estruturante no exercício da cidadania e na garantia do
direito à Saúde.
Nas edições da revista Radis e nos conteúdos do site vem
aumentando a interlocução com a sociedade e a voz dos movimentos
organizados, dos profissionais e usuários do SUS e está cada vez mais
presente ao lado de gestores, acadêmicos e pesquisadores.
Acervo único e exposições
O Programa mantém
atividades de documentação relacionadas ao acervo de publicações,
iconográfico e hemeroteca com perfil único no país, que acompanha
notícias na imprensa desde a origem do RADIS, reunindo mais de 245 mil
recortes sobre saúde em seu conceito ampliado. O RADIS realiza ainda
exposições fotográficas relacionadas aos temas de coberturas
jornalísticas selecionadas.
Cursos e palestras
Na área acadêmica, desde 2000,
os integrantes da equipe apresentam trabalhos e palestras sobre
Comunicação e Saúde em eventos científicos, orientam trabalhos e
integram bancas de avaliação em Comunicação e Informação em Saúde, dão
consultoria e participam de conselhos e câmaras técnicas de Comunicação e
Saúde, além de coordenar cursos e disciplinas de Comunicação,
Informação em Saúde.
73 mil assinantes
A revista Radis é
enviada para mais de 70 mil assinantes em todos os municípios do país. O
cadastro do Programa abrange todos os conselhos e secretarias
municipais e estaduais de Saúde do Brasil, prefeituras, câmaras
municipais, assembleias legislativas e os parlamentares do Congresso
Nacional, organizações não governamentais, órgãos da mídia, entidades
sindicais e de moradores, bibliotecas, escolas, estudantes e
profissionais de todos os níveis das áreas da saúde e afins. A
assinatura é gratuita, em sintonia com o princípio constitucional de que
“saúde é direito de todos e dever do Estado”.
A Ensp e a Fiocruz entendem que tal princípio inclui como dever do
Estado assegurar que todo brasileiro tenha o direito a ter acesso a
informações claras, precisas e qualificadas em Saúde e, principalmente, a
ter sua voz ouvida, o direito de comunicar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário