sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Ministério da Saúde lança publicação com dados de doenças que atingiram o país nos últimos 16 anos



A edição especial reúne esforços da pasta, juntamente com estados, municípios e unidades de saúde de todo país, nos anos 2013 a 2019. Com caráter técnico, porém com linguagem acessível, o documento conta com a participação de sanitaristas em diferentes momentos, e tem como público-alvo, profissionais de saúde, estudantes e a população em geral. Com esse documento em mãos, os gestores conseguem ter fácil acesso ao cenário de diferentes doenças em seus estados, possibilitando agir de forma mais eficiente na criação de políticas públicas.

O Boletim Epidemiológico, editado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, é uma publicação de caráter técnico-científico, acesso livre, formato eletrônico com periodicidade mensal e semanal para os casos de monitoramento e investigação de doenças específicas sazonais. Nele são publicadas descrições de monitoramento de eventos e doenças com potencial para desencadear emergência de Saúde Pública; análises da situação epidemiológica de doenças e agravos de responsabilidade da SVS; relatos de investigação de surtos e de outros temas de interesse da Vigilância em Saúde para o Brasil.

A partir do Boletim Epidemiológico 16 anos, o Ministério da Saúde pretende adotar um novo modelo de divulgação das doenças em saúde pública. Semanalmente, a partir do dia 02 de outubro, será divulgado um único boletim multitemático, com dados e análises de diferentes doenças, de acordo com seus respectivos cronogramas de atualizações. Esse novo modelo segue experiências mundiais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário