quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Últimos dias para inscrição ao curso de extensão "Corpo e subjetividade: diálogos interdisciplinares"



O objetivo principal do curso é contextualizar historicamente o lugar do corpo no pensamento ocidental. Temos como base, principalmente, as contribuições da filosofia e da psicanálise a respeito do tema. Seguindo uma abordagem histórica, faremos uma introdução sobre a origem e desenvolvimento da questão a respeito do corpo e da sua teorização, desde os filósofos da antiguidade até os dias atuais. Em seguida, analisaremos de que maneira o imaginário cultural e social sobre o corpo se constituiu sobre as ideias judaico-cristãos, buscando esclarecer alguns mal-entendidos no que diz respeito a corporeidade. Além disso, apresentaremos alguns conceitos-chave da psicanálise sobre corporeidade a partir da noção freudiana de “pulsão” para debatermos as ideias sobre psíquico e o somático.  Trabalharemos as ideias de sexualidade infantil e corpo erógeno para então apresentarmos de que forma a psicanálise contemporânea se questiona sobre o corpo e a sensorialidade para além do simbólico através do irrepresentável e da memória corporal. Por fim, passaremos à análise filosófica tendo como principal referência as contribuições de Merleau-Ponty sobre o tema. Nosso foco é pensar de que maneira a filosofia contemporânea contribuiu para o rompimento do dualismo corpo-mente e para a maior valorização da corporeidade e da experiência do outro na constituição subjetiva.

Fernanda Brockmann Vanassi é doutoranda em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (RS) e atualmente é professora de Filosofia na educação básica. Gabriela Domingues Caetano Soares Maia é doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Psicologia pela mesma instituição. Possui graduação em Filosofia pela UNICAMP e é psicanalista em formação.

Quando: Segundas-feiras, de 09/09 a 07/10.
Horário: Das 18:00 às 21:00.
Onde: Laboratório de História e Memória da Psicologia Clio Psyché – UERJ



Laboratório de História e Memória da Psicologia - Clio-Psyché

O Laboratório de História e Memória da Psicologia – Clio-Psyché, órgão do Instituto de Psicologia da UERJ, dedica-se a PESQUISAS de cunho historiográfico particularmente relacionadas ao Brasil. Dessas investigações, resultam PUBLICAÇÕES (livros e Seção Clio-Psyché da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia), VIDEOS, ENCONTROS, constituição de acervos e formação de novos pesquisadores. Conta com a participação de bolsistas de iniciação científica, mestrandos e doutorandos do PPGPS (Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social), bem como pós-doutorandos e apoio técnico, e possui cerca de 50 integrantes, entre ATUAIS e ANTIGOS.

Coordenação: Ana Maria Jacó-Vilela
Financiamentos: FAPERJ, UERJ e CAPES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário