Segundo número da publicação APS em Revista traz oito artigos que demonstram a diversidade do debate no campo a Atenção Primária. APS em Revista é uma revista eletrônica, com publicação quadrimestral, da Rede de Pesquisas em Atenção Primária à Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
O primeiro artigo, de cariz avaliativa e utilizando o PCATool-Brasil, discute os tributos da atenção primária à saúde sob a perspectiva dos usuários do sistema de saúde pública no município de Manaus, Amazonas. O segundo artigo, também utilizando o instrumento PCATool-Brasil, avaliou a Atenção Primária à Saúde no interior do Pará. O terceiro artigo discute a gestão do cuidado no âmbito da APS utilizando os parâmetros avaliados pelo PMAQ–AB no estado de Goiás. O quarto artigo analisa o cotidiano do serviço de uma Unidade Básica de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais, sob a ótica da educação permanente em saúde. Na sequência, o quinto artigo avalia o processo de trabalho das equipes de Atenção Básica participantes do primeiro ciclo do PMAQ-AB no Espírito Santo. Posteriormente, o sexto artigo discute a satisfação os pacientes quanto aos serviços de fisioterapia ofertados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da família em Coromandel, Minas Gerais. O sétimo artigo investigou como homens avaliam o serviço da atenção primária de um bairro em Belém.
Completa esta edição o oitavo artigo que verificou o potencial da escuta qualificada como ferramenta de humanização do cuidado em saúde mental no âmbito da Atenção Básica em saúde no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário