terça-feira, 14 de maio de 2019

UERJ participa de Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil - ENANI


UERJ, UFRJ e UFF participam de Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil - ENANI

Um esforço de pesquisa em rede, que envolve 60 pesquisadores de 19 estados do País, mais o Distrito Federal, vai resultar na elaboração do primeiro inquérito nacional de avaliação do consumo alimentar e estado nutricional, incluindo carências de micronutrientes, em crianças brasileiras menores de cinco anos. A iniciativa, resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é coordenada pelo Cientista do Nosso Estado da FAPERJ Gilberto Kac, que é professor titular do Instituto de Nutrição Josué de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC/UFRJ). Em território fluminense, a comissão executiva do projeto conta com a participação da professora Inês Rugani Ribeiro de Castro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do professor Luiz Antonio dos Anjos, da Universidade Federal Fluminense (UFF), do professor Cristiano Siqueira Boccolini, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), e da professora Elisa Maria de Aquino Lacerda, também do INJC/UFRJ.

(foto publicada por FAPERJ em 05/04/2018)

“O objetivo é avaliar, entre as crianças brasileiras menores de cinco anos, as práticas de aleitamento materno, alimentação complementar e consumo alimentar, o estado nutricional antropométrico e a magnitude das deficiências de micronutrientes (ferro, vitamina A, vitamina D, vitamina E, folato, vitamina B12 e vitamina B1, zinco e selênio) nas cinco macrorregiões (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste), considerando as zonas rural e urbana, capitais e interior dos estados, a faixa etária e o sexo”, explica Gilberto Kac.

Com uma metodologia semelhante à utilizada pelas equipes de recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os pesquisadores coletarão dados em domicílios nesses 123 municípios. “O levantamento será realizado pela Science (Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica), que é atualmente presidida pelo estatístico Maurício Teixeira Leite de Vasconcellos, em uma amostra representativa da população infantil, que represente o urbano e o rural das cinco macrorregiões, por faixa etária e sexo. Mas não vamos distinguir especificamente os perfis de renda e etnia entre os indicadores, nesse momento da pesquisa. Faremos o sorteio dos domicílios a serem incluídos no estudo em cada município e, do mesmo modo como ocorre no Censo, faremos as visitas para pesar e medir as crianças, para fazer o diagnóstico nutricional antropométrico; para aplicar um questionário, que inclui informações sobre amamentação e consumo alimentar; e para coletar sangue, para fazer o diagnóstico de carência de micronutrientes”, detalha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário