sexta-feira, 31 de maio de 2019

Fiocruz lança segunda série do curso "Programa de Formação Modular em Ciência Aberta", dedicada ao tema dos marcos legais



A Fundação Oswaldo Cruz lançou no dia 6 de março, a segunda série do Programa de Formação Modular em Ciência Aberta, dedicada ao tema dos marcos legais.

O primeiro curso desta série, "Propriedade intelectual aplicada à Ciência Aberta", está disponível no Campus Virtual Fiocruz, apresenta a Ciência Aberta na sua relação com a propriedade intelectual e industrial, direito de acesso à informação, proteção de dados pessoais, direitos autorais, respondendo dúvidas sobre como garantir os direitos de pesquisadores, instituições e cidadãos, seguindo padrões éticos, legais e regulatórios. O curso será ofertado durante um ano (até 6 de maio de 2020).

Segundo a coordenadora da série, Bethânia Almeida, da Fiocruz Bahia, “A Fiocruz está debatendo junto à comunidade acadêmico-científica a formulação de sua política de Ciência Aberta. É nosso papel estimular a reflexão crítica, oferecendo informações sobre este contexto tão atual. O objetivo central é debater as relações entre os marcos legais nacionais, a abertura e o compartilhamento de dados para pesquisa na perspectiva da ciência aberta”, afirma. nesse sentido, complementa, "É muito importante respeitar e cumprir o que está ordenado no arcabouço jurídico nacional."


Unidade 1. Propriedade Intelectual e Direitos Autorais:
Aula 1 | Propriedade Intelectual X Direitos Autorais
Aula 2 | História
Aula 3 | Direitos Autorais - Autoria
Aula 4 | Direitos Morais
Aula 5 | A obra protegida e não protegida
Aula 6 | Domínio público e limitações aos direitos autorais
Aula 7 | Transferência de Direitos Autorais

Unidade 2. Propriedade Industrial:
Aula 1 | Os desafios da inovação
Aula 2 | Propriedade Intelectual X Propriedade Industrial
Aula 3 | As patentes e a criação do sistema internacional de proteção da PI
Aula 4 | Para que servem e que informações encontramos nas patentes?
Aula 5 | O modelo vigente da proteção das inovações
Aula 6 | Ciência Aberta – possibilidade de um novo modelo


Sobre o Programa de Formação Modular em Ciência Aberta

O Programa de Formação Modular em Ciência Aberta é uma realização da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) em parceria com o Campus Virtual Fiocruz, a Escola Corporativa Fiocruz e a Universidade do Minho (Portugal).

A formação integra as estratégias da Fiocruz para apresentar à comunidade o movimento da Ciência Aberta, suas diversas práticas, expectativas e controvérsias, especialmente para alunos de Pós-Graduação. Até o final de 2019, a Fiocruz lançará quatro séries com oito micro cursos de educação à distância (ead), abertos a todos os interessados nas suas temáticas.


Os cursos são independentes entre si. Ou seja, o aluno pode escolher livremente a ordem dos cursos que deseja cursar. Para obter o certificado de conclusão, os participantes devem fazer a avaliação online e obter nota igual ou maior que 70 para ser aprovado(a) e receber o certificado de conclusão (emitido em até cinco dias úteis).

Para obter mais informações sobre este curso, acesse o site da FIOCRUZ.


Fonte: Notícias Fiocruz, acesso em 31/05/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário