quarta-feira, 17 de abril de 2019

Cultura do risco e saúde é tema de edição da RECIIS



Em sua primeira publicação de 2019, a Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (v.13, n.1, abr/2019) apresenta o dossiê Comunicação e Riscos em Saúde, inaugurando uma nova seção da revista, que contará com dossiês temáticos incorporados nas edições deste ano, que continuam com a dinâmica de temáticas livres e submissões em fluxo contínuo. De acordo com o editor científico, Igor Sacramento, os dossiês permitem o agendamento e aprofundamento de temas nas suas diversas abordagens no campo da Comunicação, Informação e Saúde.

A noção de risco é um conceito nômade que transita em vários campos do conhecimento, como na economia, na ecologia, na segurança pública, na engenharia e na saúde. Na nota de conjuntura, Contribuições da psicologia discursiva para o campo da comunicação sobre riscos em saúde, Mary Jane Spink, sob a ótica da psicologia social, chama a atenção para a noção de risco em articulação com as condições socioculturais, o que faz propor o risco como linguagem, pois “no interior de cada campo se desenham formas específicas de falar sobre ele”. 

Na seção de artigos de revisão, são apresentados dois trabalhos: Tecnologias digitais de informação para a saúde: revisando os padrões de metadados com foco na interoperabilidade  e  Recursos humanos em saúde: do processo intuitivo ao People Analytics.

A edição fecha com a resenha do livro Mediações Comunicativas da Saúde. Como destaca Antônio Vianna, autor da resenha, a obra reúne uma coletânea de artigos que propõem pensar os dispositivos da mídia em suas mediações socioculturais e como se dão as apropriações das mensagens midiáticas por parte do público, não se restringindo apenas a analisar as intenções dos emissores. Este é um ponto comum que norteou a maioria das publicações desta primeira edição de 2019 da Reciis.


Fonte: Portal de Periódicos da Fiocruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário