terça-feira, 12 de março de 2019

Conheça o Programa de Investigação Epidemiológica em Violência Familiar (PIEVF) do Instituto de Medicina Social da UERJ



(Emanuele Souza Marques, professora e pesquisadora do IMS/UERJ.
Vídeo publicado em 12/07/2017)


O Programa de Investigação Epidemiológica em Violência Familiar (PIEVF) é sediado no Instituto de Medicina Social (IMS/ UERJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O PIEVF tem como proposta abordar a violência de foro íntimo sob a perspectiva epidemiológica. Atualmente, o Programa é composto por 3 pesquisadores principais, 13 pesquisadores colaboradores, 11 alunos de Pós-Graduação e 01 aluna de iniciação científica.

Desde a sua criação, em 1999, o PIEVF tem se concentrado essencialmente no desenvolvimento de estudos epidemiológicos nas áreas de violência familiar em seis linhas de pesquisa, a saber:

1) Avaliações de magnitude e caracterização da violência familiar em populações;
2) Violência familiar no âmbito dos serviços de saúde;
3) Fatores de propensão à violência familiar;
4) Estudo das consequências da violência familiar na saúde;
5) Desenvolvimento, avaliação e adaptação transcultural de instrumentos de aferição relacionados à violência familiar e domínios afins; e
6) Aplicação de métodos estatísticos e epidemiológicos especiais.

Os projetos têm a finalidade de alimentar as ações relacionadas à violência contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos, visando a sensibilização da opinião e órgãos públicos e a instrumentalização e apoio aos programas que visam ao seu enfrentamento.

Além das atividades de pesquisa e ensino, os integrantes do PIEVF também atuam em projetos próprios financiados por instituições brasileiras de fomento à pesquisa (CNPq, FAPERJ, MCT) e mantém parcerias com outras instituições de pesquisa e serviços de saúde.

Para saber mais sobre esse Programa de Pesquisa, acesse  http://site.ims.uerj.br/pesquisa/pievf/


Fonte: Programa de Investigação Epidemiológica em Violência Familiar/ IMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário