O Programa de Qualificação pretende qualificar os trabalhadores que atuam na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde para o atendimento inicial de situações de urgência e emergência, que podem ocorrer na comunidade ou nos serviços em que os profissionais atuam.
Com os cursos, espera-se que os profissionais de saúde identifiquem a gravidade do estado de saúde dos usuários, por meio da avaliação de sinais e sintomas, detectem rapidamente alterações fisiológicas e possam manter as funções vitais até que se defina o diagnóstico e o tratamento adequado seja iniciado, explica a Coordenadora Técnico-pedagógica da UNA-SUS/UFPE, Josiane Machiavelli. "Se os profissionais de saúde realizarem os procedimentos que lhes cabem, a assistência será mais resolutiva e certamente haverá diminuição da morbimortalidade da população”, diz.
O Programa de Qualificação é composto por treze cursos, ofertados a distância na modalidade coinstrucional, ou seja, não contam com tutores, no entanto disponibilizam fóruns de discussões, com questões norteadoras para os debates, para que os participantes possam interagir e compartilhar conhecimentos acerca das temáticas tratadas. Os cursos contam também com imagens, fluxogramas, vídeos, casos clínicos e textos para auxiliar na compreensão dos temas que serão abordados.
Neste momento, serão lançando três cursos, confira:
- Abordagens de adultos em situações de urgência e emergência na Atenção Básica:
Este curso busca apresentar, de forma introdutória, uma visão simplificada da sistematização do atendimento ao adulto diante de situações de urgência e emergência, a partir da definição de prioridades baseadas na mnemônica do ABCDE, com a proposta de uniformizar o atendimento.
- Política Nacional de Humanização:
O curso trata especificamente da Política Nacional de Humanização, que existe desde 2003 com a proposta de efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão da saúde, entendendo que os serviços de saúde necessitam mudar a forma de atender à população, acolhendo-a de forma digna, trazendo, para as portas de entrada dos serviços, o acolhimento com classificação de risco, sempre respeitando os direitos da população, com um atendimento no tempo certo e com equidade.
- Práticas éticas e legais no enfrentamento da morte:
Para obter mais informações sobre os cursos, clique aqui.
Fonte: Ascom SE/UNA-SUS
Nenhum comentário:
Postar um comentário