Pesquisa recente sobre o tema indica uma solução para prevenir a depressão pós-parto. De acordo com o estudo, “durante a gravidez, a depressão pode causar problemas não apenas à saúde materna, mas também à saúde e ao desenvolvimento do bebê, como prematuridade, baixo peso ao nascer e problemas com o desenvolvimento infantil”. A doença no pós-parto é, da mesma forma, prejudicial para as partes envolvidas. O artigo foi publicado pela revista científica Information Fusion – disponível para a comunidade acadêmica brasileira por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
“O trabalho procura sugerir o comportamento emocional das senhoras grávidas após o parto, considerando seus antecedentes da gravidez”, indica o cientista Joel Rodrigues. Ele explica que a motivação surgiu na sequência de investigações realizadas pelo grupo de pesquisa no âmbito da tese de doutorado do pesquisador Mário Wedney Lima Moreira, focada na utilização de sistemas de apoio à decisão na previsão de doenças durante e após a gravidez de risco.
A proposta apresentada foi demonstrada e validada com dados legítimos, mas ainda não está em utilização real. No entanto, para Rodrigues, o recurso “tem condições para utilização em ambiente real e para ser mais um contributo científico de apoio à prática clínica”. “Utilizamos dados da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde contamos com a colaboração do prof. Francisco Carvalho, que é obstetra e ginecologista. É importante realçar que o resultado atingido se deve à boa cooperação entre todos os envolvidos e ao trabalho multidisciplinar realizado”, reflete.
Intitulado Postpartum depression prediction through pregnancy data analysis for emotion-aware smart systems, o artigo científico pode ser localizado no Portal de Periódicos CAPES pela opção de consulta buscar assunto. Também é possível acessá-lo diretamente na revista científica Information Fusion por buscar periódico. O ISSN da publicação é 1566-2535.
Nenhum comentário:
Postar um comentário