segunda-feira, 9 de maio de 2016

Identidades Trans: tema da revista 'Radis' de maio


Na edição n°164 de maio de 2016 da Revista Radis, que está disponível on-line, o destaque é para as histórias de vida de seis mulheres e um homem que transitaram para o gênero com o qual se identificaram desde a infância e que buscam hoje uma vida sem discriminação e com saúde. Todos foram entrevistados pelo subeditor da publicação Bruno Dominguez.

Em duas outras reportagens, a Radis aborda questões diversas de saúde pública que revelam quando o foco nas singularidades é o que deve orientar o cuidado. A publicação questiona “Quem são o ‘todos’ a que se destina o Sistema Único de Saúde?”. O editorial da revista defende que o sentido da universalidade desse sistema implica cuidar da saúde de toda a população, independente de idade, sexo, emprego, renda. A esse princípio de universalidade, sustenta a publicação, soma-se o da equidade, que aprofunda o conceito de igualdade para que grupos e indivíduos diferentes recebam tratamentos diferentes, para que cada pessoa receba cuidados de acordo com as suas necessidades.

Um livro de contos escritos por 10 pessoas em tratamento em hospital público e outro com relatos, fotos e bordados produzidos por 12 autores dispostos a traduzir e compartilhar suas vivências de transtorno do pânico foi o ponto de partida da matéria O medo do medo, escrita pela repórter da Radis, Ana Claudia Peres, que busca a compreensão do drama e dos caminhos de superação dessa sensação episódica de medo intenso, o medo do medo, que afeta cada vez mais o mundo de hoje.

A revista Radis é fruto de um programa nacional e permanente de jornalismo crítico e independente em saúde pública, iniciado em 1982, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp).


Nenhum comentário:

Postar um comentário