quarta-feira, 22 de julho de 2015

Presidente da Abrasco fala sobre 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva



A UFG - Universidade Federal de Goiás -  irá sediar, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto de 2015, o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, com o tema: "Saúde, Desenvolvimento e Democracia: o desafio do SUS universal”. Principal evento da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o congresso vai reunir pesquisadores, profissionais e estudantes para discutir diversos temas relacionados à área em apresentações, mesas-redondas, palestras e conferências.

O presidente da Abrasco, Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), concedeu entrevista ao Portal UFG.

Qual a diferença entre saúde coletiva e saúde pública?

Na perspectiva assumida pela Abrasco, a Saúde Pública toma como objeto de trabalho os problemas de saúde, definidos em termos de mortes, doenças, agravos e riscos, em suas ocorrências no âmbito da coletividade. Nesse sentido, o conceito de saúde que lhe é próprio é o da ausência de doenças. A Saúde Coletiva, por sua vez, toma como objeto as necessidades de saúde, ou seja, todas as condições requeridas não apenas para evitar a doença e prolongar a vida, mas também para melhorar a qualidade de vida e, no limite, permitir o exercício da liberdade humana na busca da felicidade.

Confira aqui a entrevista completa.


Fonte: Ascom UFG

Nenhum comentário:

Postar um comentário